Obaluaiê, Nanã e suas Atuações Junto com Outros Orixás na Evolução Espiritual

Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

Imagens de São lazaro e Santa Ana, que sincretizam com Obaluaiê e Nanã.

Obaluaiê é o Orixá da evolução em todos os sentidos, tanto interna quanto externa.
A evolução traz transformação, mudando tudo para melhor.
Evoluir é avançar, melhorar, é sair de um nível pior e ir para outro melhor.
Nanã é a Orixá das transmutações, tanto do nosso interior quando do que é exterior.
Nanã como atua no polo negativo da evolução, ou seja, lida com as transformações negativas, acabando com elas.

 


A função de Nanã é essa, acabar com os processos de evolução negativos, para que Obaluaiê possa trazer a mudança positiva gradual.
Então Obaluaiê e Nanã se completam no trabalho para trazer evolução.
Para Deus o mais importante é a evolução espiritual, e tudo conspira para isso, todo mundo vai evoluir espiritualmente um dia, todo mundo vai ascender para as dimensões superiores.
Nossa caminhada evolutiva é ir cada vez mais para realidade melhores passando pelas dimensões do mundo material e físico em que vivemos, depois a Astral, depois quando ascendermos para uma realidades melhores, ir para celestial ou mental, posterirormente para a consciêncial ou búdica e finalmente chegando na divina ou átmica, que é a dimensão em nossa porção divina vive.

 


Porém mesmo atingindo a realidade divina, ainda continuamos nossa evolução espiritual, que é eterna e infinita.
Os Orixás regem tudo o que existe, mas se a evolução tivesse um ponto final, o que aconteceria é que Obaluaiê e Nanã perderiam a sua função, mas não é isso que ocorre.

 


Evolução espiritual é autoconhecimento.
Conhecimento é regido pelo Orixá Oxóssi e Obá.
Assim como Obaluaiê e Nanã são Orixás da evolução, e de todos os tipos de progresso existentes, inclusive o de nossa alma, Oxossi é o Orixá e Obá são as divindades de todos os tipos de conhecimento, inclusive o de si mesmo.
Oxóssi, Obá, Obaluaiê e Nanã trabalham juntos para nossa evolução espiritual, e a atuam trazendo com o resultado de suas ações outro Orixá, que é justamente Oxum, a divindade do amor.

 


O resultado de nossa evolução espiritual é aumentarmos nosso amor, que é Oxum.
Amor é felicidade, são os bons sentimentos que sentimos e nos deixam bem, por isso para Deus o mais importante é nossa evolução espiritual, e não busca-la é perder tempo de ser feliz.
A melhor coisa que existe é o amor, assim a grande importância que tem Oxum, Obaluaiê, Nana, Obá, Oxossi, e não só eles, pois os outros Orixás também tem suas contribuições para evolução espiritual, assim e para nos deixar bem, vivendo a felicidade, assim é Ogum e Iansã nos protegendo e nos dando retidão e conduta certa, assim como Xangô e Egunitá nos equilibrando, pois o desequilíbrio afeta e muito a felicidade, assim com Oxalá e Oiá através da fé podem trazer nossa ascensão de nossa alma, assim como também uma aceleração desse processo muito rápida, e etc.
Todos os Orixás tem suas contribuições com a evolução espiritual e a felicidade, e todos são importantes e muito bons. Qualquer um deles é indispensável.
Não existe um Orixá mais importante que o outro, todos dão sustentação para a realidade como ela é, essa realidade que evoluímos nela.

 

 

Alguns Destaques: